quarta-feira, 27 de junho de 2012

Cozinha Vintage / Retrô

cozinha retrô resgata as tendências das décadas de 50/60, com um toque de charme e personalidade. O ambiente incorpora elementos que fizeram sucesso no passado, propondo combinações em um ajuste entre as cores, formatos, texturas, estampas e materiais que trazem à tona a atmosfera vintage. Quem é apaixonado pelo estilo retrô provavelmente sabe reconhecer quando uma peça de decoração resgata tendências de época. Em todo caso, vale lembrar algumas características básicas desta estética inspiradora: 
  • Cores vivas e divertidas, móveis com pernas pontiagudas e os objetos com design peculiar, os utensílios domésticos resgatam traços, cores e formatos de décadas passadas também ajudam a decorar o ambiente com atmosfera retrô. Olhem só essas cozinhas!



 

Confira as dicas para montar a cozinha retrô:
Cores
O retrô vibra e carrega o dinamismo nas suas cores, por isso o vermelho, verde, amarelo, azul, laranja e cor-de-rosa são recorrentes no estilo. Caso a proposta tenha marcas de leveza, suavidade e romantismo, então a cozinha passa a contar com sofisticados tons neutros e pasteis.
A mobília da cozinha é representada na verdade pelo armário. Esta peça, responsável pela organização do ambiente, apresenta design característico do retrô e pode apresentar uma cor mais forte para seguir o estilo a risca.
Estes aparelhos podem ser considerados ícones de outras épocas, ou seja, verdadeiras estrelas do retrô. O design faz tanto sucesso que serve de inspiração para os eletrodomésticos fabricados atualmente, influenciando as linhas e cores. Grandes, coloridos e cromados, os fogões e geladeiras são exemplos perfeitos do lifestyle retrô. Além dos móveis e eletrodomésticos, é importante destacar também a presença dos objetos que complementam a decoração e reforçam a ideia de retrô. As latas antigas, a porcelana vintage, as panelas coloridas e os pinguins de geladeira são alguns exemplos de utensílios. Os eletroportáteis modernos desenvolvidos a partir do design retrô também fazem sucesso na cozinha, tais como torradeira e batedeira.


Móveis
A mobília da cozinha é representada na verdade pelo armário. Esta peça, responsável pela organização do ambiente, apresenta design característico do retrô e pode apresentar uma cor mais forte para seguir o estilo a risca.
Eletrodomésticos
Estes aparelhos podem ser considerados ícones de outras épocas, ou seja, verdadeiras estrelas do retrô. O design faz tanto sucesso que serve de inspiração para os eletrodomésticos fabricados atualmente, influenciando as linhas e cores. Grandes, coloridos e cromados, os fogões e geladeiras são exemplos perfeitos do lifestyle retrô.
Utensílios
Além dos móveis e eletrodomésticos, é importante destacar também a presença dos objetos que complementam a decoração e reforçam a ideia de retrô. As latas antigas, a porcelana vintage, as panelas coloridas e os pinguins de geladeira são alguns exemplos de utensílios. Os eletroportáteis modernos desenvolvidos a partir do design retrô também fazem sucesso na cozinha, tais como torradeira e batedeira.

Imagens de propagandas antigas de quando foram lançadas as fofuras da Brastemp nos anos 60 e 70, com Pin Ups





Linha Retrô Brastemp ;)!
Eletrodomésticos lançados recentemente
e são modernos por dentro, porém, achei o 
preço meio salgado, mas que são lindos são :)





Olhem só esses eletrodomésticos: 







Claro que não pode faltar nosso pinguim. Vocês sabem o verdadeiro motivo dele ser usado encima das geladeiras?
A versão mais conhecida para os pinguins terem escolhido a cobertura dos  refrigeradores como habitat natural envolve a marca Kelvinator. A companhia americana, fundada em 1914, tem o nome em homenagem ao cientista britânico Lorde Kelvin, responsável por desenvolver a escala Kelvin de temperatura. Nos anos 1950, os refrigeradores eram bem diferentes dos atuais. Em lojas de artigos domésticos, eles eram confundidos com grandes armários de louça ou comida. Para deixar claro quais eram as geladeiras, a Kelvinator entregou às vendedoras estatuetas de cerâmica em formato de pinguins. Elas eram deixadas em cima dos eletrodomésticos e chamavam a atenção dos clientes, que pediam para levá-las para casa quando faziam a compra.

Legal né? Sonho em ter e ainda terei uma cozinha assim ou até mesmo um pouco da decoração da minha casa com acessórios vintage e retrô.. São muito charmosos e com um design mais divertido, muito mais alegres e coloridos ♥



2 comentários: